Organização
Comissão de recepção do curso
A comissão de recepção é responsável por organizar as atividades de integração dos calouros, que devem ser saudáveis e respeitosas. A comissão deve ser composta por qualquer aluno, mesmo que não faça parte de alguma entidade estudantil.
A comissão deve ser formada com antecedência suficiente para que as atividades sejam bem planejadas.
Pela denotação negativa do termo "trote", prefira por usar os termos "recepção" ou "Ingressada" para se referir às atividades de integração dos calouros.
Os membros da comissão devem ser rigorosamente selecionados para evitar constrangimentos, assédios e excessos. A comissão deve ser composta por pessoas que respeitem a diversidade e a individualidade dos calouros.
O papel do CACiC
O CACiC é responsável por supervisionar as atividades de integração dos calouros, para evitar assédios, excessos e importunações, a fim de garantir que as interações sejam saudáveis respeitosas. O CACiC deve ser informado sobre todas as atividades planejadas pela comissão de recepção e deve estar presente durante as atividades oficiais realizadas dentro e fora do câmpus.
O CACiC, como entidade, não reconhece, promove, divulga ou apoia atividades como festas, calouradas ou trotes.
O Centro Acadêmico deve divulgar os canais de denúncia institucionais (ouvidorias) da faculdade e da reitoria para os calouros, para que eles possam reportar qualquer tipo de problema, além dos canais públicos, como a Polícia Militar (190), Disque Denúncia (181), Disque Direitos Humanos (100), a Delegacia de Defesa da Mulher (180) e o Ministério Público. O CACiC não pode tratar denúncias ou encaminhar problemas, apenas indicar os canais corretos.
O CA também deve incentivar a comissão de recepção a ler esta seção da documentação e a seguir as orientações aqui contidas, uma vez que elas garantem o bom andamento das atividades de integração. As orientações foram escritas com base em experiências passadas e em boas práticas.